O que é Parasitologia?

Parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e a relação entre eles. Todo parasita tem um tipo de relacionamento com seu hospedeiro, seja ela harmônica, onde ha uma boa relação entre o parasito e o hospedeiro não havendo dependência metabólica, ou desarmônica, onde a uma tendência ao equilíbrio, pois haverá a dependência de uma das espécies. O parasita quando está em equilíbrio ele vive em parasitismo, sem causar dano ao hospedeiro, quando ele perde esse equilíbrio evolui para uma doença parasitária.

Porque estudar Parasitologia num curso de Enfermagem?

A Parasitologia visa possibilitar ao enfermeiro os conhecimentos básicos necessários para desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Além disso, estimular o aluno na busca de novos conhecimentos e, principalmente, engajar este futuro profissional na medicina preventiva e social, com enfoque na atenção primária à saúde.


Adaptação de: www.ufjf.br/dpmi/files/2009/04/parasitologia-geral-e-aplicada.pdf

sábado, 12 de fevereiro de 2011

A importância da história natural da doença no diagnóstico laboratorial

História Natural da doença é o nome dado ao conjunto de processos interativos compreendendo “as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte” (Leavell & Clark, 1976).

Contudo, a histórial natural da doença tem suma importância no diagnóstico laboratorial, pois com base no ciclo do agente etiológico poderemos apontar as diversas formas de controle e prevenção da doença, além de nos dar a origem das alterações no nosso organismo que pode ser tanto bioquímica quanto morfológica, e por fim nos levará a um resultado de alterações que trarão consigo os sinais e sintomas da doença. Daí teremos um diagnóstico mais preciso para cada patologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário