História Natural da doença é o nome dado ao conjunto de processos interativos compreendendo “as inter-relações do agente, do suscetível e do meio ambiente que afetam o processo global e seu desenvolvimento, desde as primeiras forças que criam o estímulo patológico no meio ambiente, ou qualquer outro lugar, passando pela resposta do homem ao estímulo, até as alterações que levam a um defeito, invalidez, recuperação ou morte” (Leavell & Clark, 1976).
Contudo, a histórial natural da doença tem suma importância no diagnóstico laboratorial, pois com base no ciclo do agente etiológico poderemos apontar as diversas formas de controle e prevenção da doença, além de nos dar a origem das alterações no nosso organismo que pode ser tanto bioquímica quanto morfológica, e por fim nos levará a um resultado de alterações que trarão consigo os sinais e sintomas da doença. Daí teremos um diagnóstico mais preciso para cada patologia.
Porque estudar Parasitologia num curso de Enfermagem?
A Parasitologia visa possibilitar ao enfermeiro os conhecimentos básicos necessários para desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Além disso, estimular o aluno na busca de novos conhecimentos e, principalmente, engajar este futuro profissional na medicina preventiva e social, com enfoque na atenção primária à saúde.
Adaptação de: www.ufjf.br/dpmi/files/2009/04/parasitologia-geral-e-aplicada.pdf
Adaptação de: www.ufjf.br/dpmi/files/2009/04/parasitologia-geral-e-aplicada.pdf
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário