O que é Parasitologia?

Parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e a relação entre eles. Todo parasita tem um tipo de relacionamento com seu hospedeiro, seja ela harmônica, onde ha uma boa relação entre o parasito e o hospedeiro não havendo dependência metabólica, ou desarmônica, onde a uma tendência ao equilíbrio, pois haverá a dependência de uma das espécies. O parasita quando está em equilíbrio ele vive em parasitismo, sem causar dano ao hospedeiro, quando ele perde esse equilíbrio evolui para uma doença parasitária.

Porque estudar Parasitologia num curso de Enfermagem?

A Parasitologia visa possibilitar ao enfermeiro os conhecimentos básicos necessários para desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Além disso, estimular o aluno na busca de novos conhecimentos e, principalmente, engajar este futuro profissional na medicina preventiva e social, com enfoque na atenção primária à saúde.


Adaptação de: www.ufjf.br/dpmi/files/2009/04/parasitologia-geral-e-aplicada.pdf

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Trichomonas vaginalis

Trichomonas vaginalis é o causador da doença sexualmente transmissível (DST) não-viral mais comum no mundo. Apesar da alta prevalência e dos riscos associados à tricomoníase, pouco é conhecido sobre a variabilidade biológica do parasito. O T. vaginalis não é grande causador de seqüelas e, por isso, muitos clínicos têm considerado a doença mais um incômodo do que um problema de saúde pública. Entretanto o T. vaginalis tem se destacado como um dos principais patógenos do homem e da mulher e está associado a sérias complicações de saúde como:
  • Problemas relacionados com a gravidez
  • Problemas relacionados à fertilidade
  • Transmissão do HIV
No homem, a tricomoníase é comumente assintomática ou apresenta-se como uma uretrite com fluxo leitoso ou purulento e uma leve sensação de prurido na uretra.
A mulher apresenta dor e dificuldade para as relações sexuais, desconforto nos genitais externos e dor ao urinar. A vagina e a cérvice podem ser edematosas e eritematosas, com erosão e pontos hemorrágicos na parede cervical.




Nenhum comentário:

Postar um comentário