Porque estudar Parasitologia num curso de Enfermagem?
A Parasitologia visa possibilitar ao enfermeiro os conhecimentos básicos necessários para desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Além disso, estimular o aluno na busca de novos conhecimentos e, principalmente, engajar este futuro profissional na medicina preventiva e social, com enfoque na atenção primária à saúde.
Adaptação de: www.ufjf.br/dpmi/files/2009/04/parasitologia-geral-e-aplicada.pdf
Trichomonas vaginalis
Trichomonas vaginalis é o causador da doença sexualmente transmissível (DST) não-viral mais comum no mundo. Apesar da alta prevalência e dos riscos associados à tricomoníase, pouco é conhecido sobre a variabilidade biológica do parasito. O T. vaginalis não é grande causador de seqüelas e, por isso, muitos clínicos têm considerado a doença mais um incômodo do que um problema de saúde pública. Entretanto o T. vaginalis tem se destacado como um dos principais patógenos do homem e da mulher e está associado a sérias complicações de saúde como:
- Problemas relacionados com a gravidez
- Problemas relacionados à fertilidade
No homem, a tricomoníase é comumente assintomática ou apresenta-se como uma uretrite com fluxo leitoso ou purulento e uma leve sensação de prurido na uretra.
A mulher apresenta dor e dificuldade para as relações sexuais, desconforto nos genitais externos e dor ao urinar. A vagina e a cérvice podem ser edematosas e eritematosas, com erosão e pontos hemorrágicos na parede cervical.
Nenhum comentário:
Postar um comentário