O que é Parasitologia?

Parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e a relação entre eles. Todo parasita tem um tipo de relacionamento com seu hospedeiro, seja ela harmônica, onde ha uma boa relação entre o parasito e o hospedeiro não havendo dependência metabólica, ou desarmônica, onde a uma tendência ao equilíbrio, pois haverá a dependência de uma das espécies. O parasita quando está em equilíbrio ele vive em parasitismo, sem causar dano ao hospedeiro, quando ele perde esse equilíbrio evolui para uma doença parasitária.

Porque estudar Parasitologia num curso de Enfermagem?

A Parasitologia visa possibilitar ao enfermeiro os conhecimentos básicos necessários para desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Além disso, estimular o aluno na busca de novos conhecimentos e, principalmente, engajar este futuro profissional na medicina preventiva e social, com enfoque na atenção primária à saúde.


Adaptação de: www.ufjf.br/dpmi/files/2009/04/parasitologia-geral-e-aplicada.pdf

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Trichuris trichiura

É um nematódeo geralmente associado a infecções pelo Ascaris lumbricoides. O verme adulto é facilmente identificado pela extremidade anterior afilada. Seu tamanho varia de três a cinco centímetros.





CICLO BIOLÓGICO

Monoxênico

A pessoa ingere ovos com larvas (L2 - infectante). Esses ovos embrionados liberam as larvas no intestino delgado e depois as larvas migram para o ceco. Durante esse trajeto a larva sofre metamorfoses até virar adulto. O Trichuris trichiura pode viver no organismo humano por 5 a 8 anos.

Como os ovos são muito resistentes no meio ambiente, podem ser disseminados pelo vento, água e contaminar alimentos.

PATOGENIA e SINTOMATOLOGIA

Ação espoliativa, lítica e tóxica. A extremidade afilada do verme entra na mucosa duodenal, podendo causar úlceras, abscessos, permitindo invasão bacteriana. Pode levar a anemia (devido a espoliação de sg), prolapso retal (devido a irritabilidade nas terminações nervosas do reto e ceco) e diarréia, devido a mudanças no peristaltismo. Os demais sintomas são iguais às outras parasitoses.

PROFILAXIA

Tratamento do solo. dos doentes, educação sanitária, higiene pessoal, tratamento da água, tratamento em massa,... É importante repetir o exame parasitológico até dar negativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário