É um nematódeo geralmente associado a infecções pelo Ascaris lumbricoides. O verme adulto é facilmente identificado pela extremidade anterior afilada. Seu tamanho varia de três a cinco centímetros.
CICLO BIOLÓGICO
Monoxênico
A pessoa ingere ovos com larvas (L2 - infectante). Esses ovos embrionados liberam as larvas no intestino delgado e depois as larvas migram para o ceco. Durante esse trajeto a larva sofre metamorfoses até virar adulto. O Trichuris trichiura pode viver no organismo humano por 5 a 8 anos.
Como os ovos são muito resistentes no meio ambiente, podem ser disseminados pelo vento, água e contaminar alimentos.
PATOGENIA e SINTOMATOLOGIA
Ação espoliativa, lítica e tóxica. A extremidade afilada do verme entra na mucosa duodenal, podendo causar úlceras, abscessos, permitindo invasão bacteriana. Pode levar a anemia (devido a espoliação de sg), prolapso retal (devido a irritabilidade nas terminações nervosas do reto e ceco) e diarréia, devido a mudanças no peristaltismo. Os demais sintomas são iguais às outras parasitoses.
PROFILAXIA
Tratamento do solo. dos doentes, educação sanitária, higiene pessoal, tratamento da água, tratamento em massa,... É importante repetir o exame parasitológico até dar negativo.
Porque estudar Parasitologia num curso de Enfermagem?
A Parasitologia visa possibilitar ao enfermeiro os conhecimentos básicos necessários para desenvolver ações de prevenção, promoção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Além disso, estimular o aluno na busca de novos conhecimentos e, principalmente, engajar este futuro profissional na medicina preventiva e social, com enfoque na atenção primária à saúde.
Adaptação de: www.ufjf.br/dpmi/files/2009/04/parasitologia-geral-e-aplicada.pdf
Adaptação de: www.ufjf.br/dpmi/files/2009/04/parasitologia-geral-e-aplicada.pdf
segunda-feira, 2 de maio de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário